A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que afeta principalmente os pulmões, mas ainda podem acometer outro órgãos, como ossos, rins e meninges. De olho no aumento dos casos existentes no país, incluiu-se, no calendário da saúde, o dia 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e até mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

      A fim de realizar uma atualização de conhecimento por parte de seus profissionais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediatra Zilda Arns, no bairro do Ibura, através da enfermeira de Educação Continuada, Jeane Carla, realizou um trabalho de informação e conscientização com sua equipe de profissionais, para alertar sobre os sintomas e tratamentos da doença. “Recebemos casos quase que diários aqui na UPA, muitas vezes de pacientes que não contam com o mínimo de informação sobre a doença. Por isso é importante que a nossa equipe esteja capacitada para melhor atender a esse público”, enfatiza Jeane. Na ocasião, ainda foram sorteadas camisas da campanha entre os funcionários.

     A UPA do Ibura, que conta com a gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário, realiza constantemente treinamentos e capacitações com toda a sua equipe, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento à população, através de uma equipe multidisciplinar preparada.